Sem categoria

Afinal, o que é pouco shampoo/low poo?

babado          Olá gente, tudo bom? Espero que sim. Se o cabelo tá bom, nós estamos bem! Rs

Então, após vocês terem lido o primeiro post do blog (aqui) devem ter ficado na dúvida: “Mas Mariiiina, o que diabos é pouco shampoo? Como que o cabelo vai ficar limpo sem shampoo? Que santo milagre foi esse?” Mas caaaalminha gentchi. Vou explicar tudinho, agorinha mesmo pra vocês.

Nos shampoos comumente usados por nós, aqueles que – na maioria das vezes- a gente compra no super (mas não necessariamente APENAS eles), tem sulfato forte. Ou seja, imagine que você passa detergente de louça no cabelo… A gente acha que “quanto mais espuma melhor”, não é mesmo? Mas não gente… não é assim que funciona o negócio. Esses sulfatos fortes danificam e ressecam o cabelo, tiram óleos naturais e os lipídios que o cabelo possui. Eles limpam?! Sim, claro. Porém mais do que o necessário.

Mas e porque isso acontece? Simples: Acompanhado desses shampoos há os condicionadores e máscaras de tratamento que geralmente nós podemos encontrar parafina liquida, óleo mineral, silicones (atenção nessa parte, farei um post mais completo sobre isso depois, porque nem todos são ruins assim) e petrolato. Quando não encontramos TODOS esses inimigos da saúde, encontramos pelo menos 1 ou 2. O problema é que esses componentes são insolúveis em agua, criando uma espécie película no fio, impedindo que o ele receba tratamentos verdadeiramente bons e maquiando os fios, fazendo-os parecerem mais brilhosos e hidratados. Mas essa não é a realidade. É apenas uma maquiagem. E já que não são solúveis em agua, quem poderá nos “salvar”?? Exato: Apenas o surfactante forte (sodium laureth sulfate, por exemplo, não é o único)… Pois como ele é forte, é o único que consegue tirar esses componentes do nosso querido cabelinho. É uma espécie de ciclo vicioso: o sulfato forte resseca o cabelo – a parafina, o silicone, o petrolato (esses dali de cima) maqueiam o estrago, mas fazem mal se ficarem por muito tempo – dai o sulfato forte aparece na próxima lavagem, e assim por diante… Enquanto isso, por dentro do fio tá só o deus nos acuda.

Aqui vai uma lista de sulfatos fortes, ou seja: componentes que você vai evitar caso começe Low poo:

  • Sodium Laureth Sulfate
  • Sodium Myreth Sulfate
  • Sodium Lauryl Sulfate
  • Ammonium Lauryl Sulfath
  • Ammonium Laureth Sulfate
  • Sodium C14-16 Olefin Sulfonate
  • TEA Lauryl Sulfate
  • TEA-dodecylbenzenesulfonate
  • Sodium Alkylbenzene Sulfonate
  • Ammonium or Sodium Xylenesulfonate.

Sendo assim, vamos falar de coisa boa: existem shampoos que não tem sulfato forte, os famosos “liberados” e existem condicionadores/cremes especializados para limpeza capilar. Sim! Porque não é apenas o sulfato que limpa, existem outras substancias (cocamidopropyl betaine, por ex) que fazem o mesmo sem agredir o cabelo =) Olha que coisa mais linda. Mas aí fazer a limpeza com condicionador limpante é coisa lá do No poo (confira o post aqui).

Então o que é pouco shampoo (conhecida como low poo)? Nada mais é do que usar shampoo de sulfato leve e abandonar os silicones INSOLUVEIS (os solúveis são permitidos), parafina/parafina liquida, óleo mineral e petrolato, já que os surfactantes suaves não removem esses componentes. Existem os shampoos de sulfato leve (como alguns da Phytoervas, por exemplo) e condicionadores/máscaras de tratamento que REALMENTE tratam dos fios de dentro pra fora. Sem maquiar.

Como iniciar? Simples, é necessário fazer algumas lavagens com shampoo de sulfato forte antes de começar a usar o shampoo com sulfato leve. Porque imagine que você usou todos aqueles componentes durante a vida inteira, eles estão maquiando o seu fio e você vai precisar do sulfato forte para retirar essa maquiagem de anos… Coisa que o sulfato leve não poderia fazer, porque acumularia componentes proibidos no couro cabeludo e várias tragédias iriam acontecer nele (tipo fazer com que o cabelo não receba nutrientes necessários, sujeiras no couro cabeludo, etc.) e nós não queremos isso de modo algum. Depois das lavagens, eu sempre recomendo entre 5 a 6, dependendo do caso, você pode trocar de shampoo para o liberado. É importante você lavar com sulfato forte todos os acessórios que tenham contato direto com seu cabelo, ex: escova/pente, piranha, amarrador, etc.

Ao mesmo tempo que você faz as ultimas lavagens com o shampoo de sulfato forte, você já pode sim começar a usar condicionador, máscara de tratamento, creme de pentear, reparador de pontas, etc. liberados que não contenham esses componentes – os petrolatos- que citei ali em cima. No começo, pode acontecer de o cabelo ficar com uma aparência ruim: com frizz, efeito pluma, ressecado, etc. Mas esse é o estado REAL do seu cabelo, sem aquela maquiagem. Não é a técnica fazendo mal, NÃO! É o seu cabelo, o estado dele. Noticia boa: nada que não seja reversível 😉

Petrolatos proíbidos, ou seja: coooorreeee miga!

  • Óleo Mineral/mineral oil
  • Parafina Liquida/paraffinum liquidum
  • Isoparafina/isoparafina
  • Petrolato/petrolatum
  • Vaselina/vaselin
  • Dodecano/dodeceno
  • Isododecano/Isododeceno
  • Alcano/alkane
  • Hidrogenated Polysobutene

Feito as lavagens com shampoo de sulfato forte, usando o shampoo de sulfato suave e usando o condicionador liberado, você já está fazendo low poo/pouco shampoo! =) Algumas dicas de quais shampoos usar (peguei lá no pintrest)

baa7db9e1e294b07ee9d608094dfdfcb

Existe uma coisinha de Jesus chamado: cronograma capilar. Que é uma rotina de tratamentos para o cabelo de acordo com a necessidade que ele apresenta no momento. Vou fazer um post mais tarde sobre isso =)

Então é isso aí galera, por hoje é só. O próximo post é sobre No poo/sem shampoo. Pra quem ficou curioso sobre qual técnica usei pra recuperar meu cabelo e fazer ele crescer saudável, foi pouco shampoo. Hehehe.

Se ficou alguma dúvida, fico feliz em ajudar e responder. Deixe seu comentário ou me mande e-mail que a resposta virá =P

Bjks, abraços mil.

4 comentários em “Afinal, o que é pouco shampoo/low poo?

  1. Nossa….Agora sim comecei a entender um pouquinho todo esse processo, kkkkkk…… Finalmente achei essas explicações aqui e de fácil entendimento. Vou estar acompanhando sempre agora!!! Valeu, Marina!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário