Sem categoria

O que é No poo?

pop-art-woman-chatting-on-the-phone_1020-304

Olá gente, tudo bem?

Hoje vou falar um pouco sobre a outra técnica chamada No poo/sem shampoo, já que o post  anterior foi sobre low poo/pouco shampoo (aqui). Lembrando que é sempre bom deixar as perguntinhas aqui ou mandar e-mail, caso você tenha ficado com alguma dúvida!

A primeira coisa a dizer é: NENHUMA das duas técnicas é de uso EXCLUSIVO de cabelo cacheado! Ao contrário do que muitos pensam, ambas servem para todos os tipos de cabelo! A questão é que elas foram desenvolvidas pensando nas necessidades do fio cacheado, já que estes tem uma tendência a ressecar muito maior do que um cabelo liso ou ondulado, por exemplo. Mas são rotinas menos agressivas ao corpo que servem para todos e todas!

O que é no poo, afinal?  A técnica consiste em lavar os cabelos sem o uso de sulfatos e condiciona-los sem o uso de petrolatos e silicones insolúveis. Alguns de vocês já devem ter ficado assustados quando ouviram “lavar os cabelos com condicionador??!! Mas condicionador não lava! Não vai ficar oleoso? Ai que nojo”, ou alguma coisa desse tipo, rs. Mas não é bem assim, primeiramente você precisa saber que: NÃO é qualquer condicionador! Existem produtos específicos para isso, com componentes que promovem uma limpeza eficaz: cocamidopropyl betaine e anfótero, por exemplo. Estes produtos limpam com eficácia e não ressecam o cabelo, promovendo um cabelo mais hidratado, macio e encorpado com o passar do tempo. Assim como no low poo a gente evita alguns componentes, no No Poo não é diferente, eis os inimigos:

Silicones insolúveis – proibidos para No Poo:

  • Dimethicone
  • Amodimethicone
  • Cetearyl methicone
  • Cetyl dimethicone
  • Cyclopentasiloxane
  • Dimethiconol
  • Stearyl dimethicone
  • Trimethylsilylamodimethicone
  • Simethicone
  • Polydimethylsiloxane
  • Methicone
  • Phenyl trimethicone
  • Dimethylpolysiloxane
  • Bis-aminopropil dimethicone

Petrolatos proibidos: 

  • Óleo Mineral/mineral oil
  • Parafina Liquida/paraffinum liquidum
  • Isoparafina/isoparafina
  • Petrolato/petrolatum
  • Vaselina/vaselin
  • Dodecano/dodeceno
  • Isododecano/Isododeceno
  • Alcano/alkane
  • Hidrogenated Polysobutene

Lembrando também: tudo que é liberado para no poo, PODE ser usado por quem faz low poo. PORÉM, NEM tudo o que é liberado para low poo, pode ser usado por quem faz no poo!

Dito isso, vem a pergunta na mente: “Mas Marina, e como é feita essa lavagem?” É bem simples e eu, particularmente, acho bem gostosa de fazer, porque você sente que limpa o fio e não resseca. Você pega o produtinho específico para isso (Yamasterol amarelo, por exemplo, é o que eu uso), massageia com as pontas dos dedos tipo como você faz com o shampoo e desce para o comprimento dando uma esfregada suave. Eu gosto de dizer assim: “faz como você faria se estivesse usando o shampoo”, porque é assim que eu faço e fica maravilhoso!  Detalhe importante: não seja mão de vaca com o produto, ok? Haahahah Eu recomendo passar bastante produto nas mãos e ir espalhando pelo cabelo, é assim que faço e dá certo.

Dica: cometi o erro uma vez de colocar pouco produto e não prestou, o cabelo pareceu que ficou oleoso. Então se você já tentou fazer e não deu certo, preste atenção nesse detalhe, pode ser por isso 😉

  Feita essa lavagem, você está livre, leve e solto para passar o condicionador! Se você já for adepto ao cronograma capilar, a ordem é: higienização com co-wash – máscara de tratamento – condicionador. Pronto! O cabelo está lindo e limpo, do jeitinho que a gente gosta de ver!

Pois bem, já que no No Poo não se usa sulfato forte então também não se pode usar silicones insolúveis em água, petrolatos, parafinas, isoparafina, etc. porque os produtos para co-wash não conseguem tirar esses componentes do fio. Caso seja feito o uso desses componentes, seja antes ou depois de já ter começado a técnica, é necessário utilizar um shampoo de sulfato forte para retirá-los. Depois dessa lavagem, você já pode reiniciar seu No Poo sem problemas maiores.  =)

A forma como se inicia No Poo é a mesma que low poo: lavar os cabelos com shampoo de sulfato forte algumas vezes e depois começar a usar o co-wash, condicionadores, máscaras de tratamento e cremes de pentear liberados! Sem aqueles componentes ali de cima.

Aqui vão algumas dicas de produtos para fazer co wash:

creme_capilar_multifuncional_yam_yamasterol_com_queratina_co-wash_200g4    Estes são cremes multifuncionais e de todos eles, o menos indicado para co-wash é o branco por ter ph 4, mas isso já é oooutra história que vou contar para vocês depois. Nessas ultimas semanas eu tenho utilizado ele para fazer co wash e tem dado certo sim, apesar do que dizem por aí. Então eu recomendo!

condicionador-yamasterol-co-washEsse aqui também é um produto Yamasterol específico para co-wash! Nunca usei, porém muita gente fala muito bem!

 

 

Alguns outros:

 

nopoo-250px-20150914115407condicionador_botica_bioextratus_casanostracosmeticos-com-brcondicionador_comigo_ninguem_pode_casanostracosmeticos-com-br

Respectivamente: No poo meus cachos, Novex. Co- Wash Botica, Bioextratus e Comigo ninguém pode, Lola Cosmetics.  Esses são alguns –dos muitos- produtinhos que existem para fazer o co-wash.

Atualmente eu sigo Low poo, porém, como descolori o cabelo em Outubro para fazer o ombré rosa e ele tá demorando pra recupera, tenho pensado seriamente em passar para no poo. Até porque como já disse: é só amor ❤ hehe

Espero que tenha ficado bastante claro e tenho que atentar para um fato: só esse post não é suficiente! Uma vez que você comece No poo ou Low poo, você vai descobrir um universo gigantesco de informações! Vai descobrir também que na verdade a gente não entende nada de cabelo hahahaha. Mas o mais importante: vai descobrir como cuidar de verdade das suas madeixas e que elas podem ser ainda mais bonitas do que parecem!

Se você ficou com alguma dúvida ou tem algo que queria saber, comente aqui em baixo para que eu possa ler e fazer uma postagem sobre! Vou sempre fazer o máximo para manter vocês sempre bem informadas(os) =)

Bjks, abraços mil.

Deixe um comentário